Salão do Livro Político chega à segunda edição

“A ideia de criar o Salão do Livro Político surgiu da urgência em ampliar o debate político, renovar interpretações da nossa realidade e apontar alternativas na contracorrente dos discursos conservadores, das narrativas tradicionais e da onda reacionária que assolam o país. “O avesso do avesso do avesso do que rola aí” foi o lema adotado por editores vinculados às humanidades e que dão o tom não apenas à composição do acervo de livros oferecidos ao público mas também aos nomes selecionados para as mesas de debates, homenagens e tudo o mais que acontece no salão. Em tempos de neomacarthismo, quando há no país um clima de ódio fomentado pelo conluio de juízes, políticos golpistas, colunistas de jornais e o oligopólio midiático que promoveram um golpe de Estado, esse espaço de reflexão será muito bem-vindo.

“Não podemos imaginar a livre circulação de ideias em outra ordem que não seja a da diversidade democrática, sem a qual editoras independentes correm o risco de desaparecer. Em um governo ilegítimo, marcado pelo obscurantismo, vender livros e ideias poderá ser um negócio de risco. Somaremos forças com os que resistem em favor da cultura, da educação e de uma base institucional progressista; contra a perda de direitos trabalhistas e retrocessos de conquistas dos últimos anos. O projeto Ponte para o futuro rompe o pacto da redemocratização e suprime qualquer possibilidade de desenvolvimento pela próxima década. Neste momento grave da vida nacional, o silêncio significa conivência e por isso o II Salão do Livro Político não se furtará à contenda e espero que nas salas e auditórios ecoem fortes, nos três dias de evento, as palavras de ordem: Fora Temer!”. (Ivana Jinkings, idealizadora do Salão do Livro Político.

Encerra-se hoje a segunda edição do Salão, com as mesas "A questão da Palestina", "Teatro político",  "Mercado editorial do livro político", "O futuro da mídia independente" e "Leituras do Brasil". Todas com os intelectuais e políticos mais representativos. Confira na programação.